A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS OPERACIONAIS

ABERTURA ACRE.jpg

A noção de custos de operacionais faz referência ao dinheiro que desembolsa uma empresa ou uma organização para o desenvolvimento das suas atividades. Os custos operacionais correspondem aos salários do pessoal, ao arrendamento, à compra de provisões, entre outros.

Por outras palavras, os custos operacionais são as despesas destinadas a manter um ativo na sua condição existente ou a modificá-lo para que volte a estar em condições apropriadas de trabalho.


Os custos operacionais podem dividir-se em custos administrativos (remunerações, serviços de escritório), financeiros (juros, emissão de títulos), custos não recuperáveis (custos tendo sido pagos definitivamente, não podendo ser reembolsados nem recuperados por outro meio) e despesas de representação (brindes, viagens, refeições, alojamento, etc.).

Custos operacionais também são conhecidos como custos indiretos, já que embora suponham gastos relacionados com o bom funcionamento do negócio, não são investimentos (como a compra de uma máquina, por exemplo).

Relembremos que, no sentido econômico, um investimento é o capital aplicado com vista a obter lucros futuros. Implica abrir mão de um benefício imediato para ter frutos no futuro.
Os custos operacionais, por sua vez, destinam-se ao funcionamento do negócio, pelo que não têm lugar na expectativa de renderem posteriormente, já que
...continuar lendo.