top of page

Objetivo do Consórcio Empresarial INER

O consórcio empresarial INER, foi criado com o objetivo de viabilizar, a nível nacional, a implantação do Sistema INER de resíduos sólidos, através do programa denominado “Lixo Zero, Social 10“

A iniciativa foi da CESB – Confederação do Elo Social Brasil , fundada em 1.993, com objetivo de ajudar o Estado na difícil tarefa de tornar o Brasil um país mais justo e viável, tarefa que não será possível se não melhorarmos a cidadania como um todo.

Embora a Constituição Brasileira dê aos homens o direito de exigir do Governo nas esferas Federal, Estadual e Municipal, uma política social justa, isto não o exime de dar sua parcela de colaboração naquilo que tem como referência a solidariedade e o bem comum, consolidando assim o verdadeiro regime democrático.

Com a aprovação Lei 12.305/10 que instituiu a nova política de resíduos sólidos, foi dado aos municípios brasileiros o prazo de 4 (quatro) anos para se adequarem, e não o fizeram. A CESB tinha plena consciência e certeza que nada seria feito para mudar a dura realidade em que se encontrava e que se encontra o Brasil, ou seja, um país com mais de 3.500 (três mil e quinhentos) lixões a céu aberto, alguns travestidos de “aterro sanitário”.

Era o momento esperado pela CESB, que lhe possibilitaria unir o lado social ao cuidado para com a natureza, saúde e direitos humanos, unir o lado empresarial com geração de empregos e renda, e ainda trazer juntamente uma proposta social viável e desatrelada de qualquer participação governamental, com foco na família, transformando o homem em um bom filho, bom marido e bom pai, e a mulher em uma boa filha, boa esposa e boa mãe.


Os próximos passos foram criar o Instituto INER, que se responsabilizou pela administração das Cooperativas denominadas Cooperiners e das unidades do projeto denominado DESMANCHECARresponsável pela recuperação dos resíduos sólidos ferrosos e não ferrosos. Criou-se também o SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros –, responsável pela profissionalização das pessoas que hoje tiram o seu sustento através do lixo, quer captado nas ruas de casa em casa, puxando literalmente carroças ou diretamente nos lixões.

Nascia assim o Sistema INER de resíduos sólidos, que para atuar, teria que ser construído através de uma base empresarial, o que se fez com a união das maiores empresas de seu seguimento, surgindo assim o Consórcio INER.

Na construção de nossas usinas, não poderíamos utilizar na integra as tecnologias aplicadas em outros países, dada a diferença geográfica e principalmente a diferença cultural. E sendo assim o Consórcio INER desenvolveu todos os equipamentos utilizados aqui no Brasil, gerando empregos e renda, e diminuindo o custo do investimento com as vendas diretas dos equipamentos de seus fabricantes para os investidores empresários, o que viabilizou ainda mais o sistema.

bottom of page