top of page

O mundo dos negócios a partir do *time Coronavírus

Líderes, se atentem as previsíveis mudanças



Imagem: Enpansion.com

As informações a seguir foram transmitidas pelo Sócio Consultor da DNA de Vendas Ricardo Gouvêa, e, o Fundador e Consultor da empresa Youseph and Daniel. Eis as possibilidades:

1) As empresas precisarão se posicionar, ser ou não ser digital, sem meios termos. Plataformas digitais competentes mesmo que sejam pequenas são as que vão sobreviver; 2) Comércio online deixa de ser uma opção secundária de compras. As vendas migrarão mais rápido para o online do que se imagina. As lojas físicas serão redesenhadas como espaços de experimentação da marca;

3) As pessoas não consomem mais na loja, compram e vão embora. Muitas empresas terão de rever o modelo reduzindo espaço de convivência; 4) Após a crise, pessoas serão reempregadas, porém, em um número menor. O comércio tradicional vai encolher; 5) O negócio de seguradoras vai sofrer profundas transformações; 6) Educação online está se provando no meio da crise. Vai haver uma revolução na forma como se aprende em todos os níveis. 7) As empresas aprenderam com a crise que precisam ter estoques maiores de segurança, principalmente quem tem cadeias longas de fornecimento; 7) Os E.U.A desenvolveu uma cadeia de _supply (fornecimento)_ com a China nas últimas décadas que fez com que os americanos, com o passar do tempo, perdessem a capacidade tecnológica de fabricar em seu país. Isso vai mudar por questões de segurança. O globalismo sofrerá um duro revés, substituído pelo *protecionismo; 8) Não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa dizer "*eu não tenho necessidade de investir no digital*". Quem pensar assim não tem futuro; 9) Hábitos de viagem mudarão radicalmente. Redução absurda nas viagens de negócios substituídas pelas videocalls (chamada de vídeo). Viagens de lazer serão mais para o interior junto a natureza, em lugares com baixa concentração de pessoas.

10) Existem 1.700.000 vírus detectados em animais, desses 1.700 são Coronavírus. Temos que aprender com essa crise e preventivamente estarmos prontos para ter um surto por década. 11) O modo de viver, de se relacionar e de trabalhar vai mudar tanto que nós dividiremos a história em "Antes do Corona" e "Depois do Corona".

12) Essa crise traz a oportunidade de uma grande revolução nos sistemas de educação e de saúde usando o online para atender a população. 13) Direitos individuais x saúde. Este será um dos grandes debates no mundo a medida em que rastrear individualmente as pessoas é uma das estratégias mais eficazes de controle de epidemias, mas, também pode ser usado pelos Governos no controle das massas. 14) O consumidor foi "forçado" a migrar nesse momento para o comércio online. As empresas que conseguirem proporcionar uma experiência muito boa em todos os aspectos não perderão esse cliente para as lojas físicas ao fim da pandemia.

15) Quem hoje está ocupado já precisa começar a pensar na sua futura profissão, tem que se atualizar o tempo todo nas novas tecnologias. As empresas de educação e o MEC precisam se comunicar com o mercado incessante e entender as necessidades para fornecer os conteúdos demandados que não são mais aquilo que as universidades hoje entregam aos alunos. O cidadão precisará fazer treinamento contínuo, ou você aprende o tempo todo, ou, está desempregado. 16) A crise é um momento de *investir em novas áreas, em novas tecnologias*, vai ter muita oportunidade para as empresas que agirem rápido. Renasceremos num mundo novo, viveremos um "*novo normal*", a vida vai ser diferente, ninguém sabe exatamente como, mas, temos que estar abertos e preparados para nos adaptar com agilidade ao que vier pela frente; 17) O setor agrícola brasileiro tem uma oportunidade de ouro, precisa investir cada vez mais em tecnologia e digitalização, e, na qualificação dos seus profissionais e gestores.

* O Corona é um enorme asteroide que já bateu no solo. Dinossauros já estão morrendo! *


*Time: Traduzindo do idioma inglês, time significa tempo.


*Protecionismo: sistema de proteção da indústria ou do comércio de um país, concretizado em leis que proíbem ou inibem a importação de determinados produtos, por meio da taxação de produtos estrangeiros.


Reeditado para esta postagem: Jornalista Jaqueline Baltokoski Meneses MTB008815/PR

288 visualizações4 comentários

4 Comments


Ivanildes Queirós
Ivanildes Queirós
Jun 29, 2020

Parabéns! texto claro do que será a vida da qui pra frente.É óbvio que vamos ter que estarmos nos reinventando, sempre se atualizando e se adaptando ao novo mundo.

Like

adv.zilbraga
May 14, 2020

Muito bom o texto. Esclarecedor e nos leva a uma reflexão sobre o "antes" e "depois" d o corona. Nada fácil!

Porém, é fundamental nos ajustarmos aos novos desafios.

Concordo que a agricultura nacional tem um desafio enorme e ao mesmo tempo uma oportunidade fascinante pela frente.

Quanto a segurança, o protecionismo e etc, acredito vai nos levar a avaliar e considerar o consumo de produtos nacionais, valorizando o emprego da nossa mão de obra.

Like

Ivanildes Queirós
Ivanildes Queirós
May 08, 2020

Boa noite


A quanto tempo vem se falando da globalização, e essa matéria, nos dá uma visão ampla do que é possível essa nova mudança no mundo dos negócios. Algumas mudanças já aconteceram, como por exemplo: a era online, e muitas se consolidarão. Parabéns! Por essa matéria.

Like

Miriam Silva
Miriam Silva
May 06, 2020

Excelente matéria!!!

Ótimo texto que traz consigo informações de alta relevância no obscuro tempo que vivemos!!!


Like
bottom of page